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É notório que uma comunicação interna ágil e eficiente entre os colaboradores de uma empresa aprimora aspectos corporativos, como engajamento, afinidade entre times, maior organização de tarefas e redução de custos, mas e no varejo?

No setor de varejo, isto é, modelo de negócios baseado na venda de bens ou serviços ao consumidor final, não é diferente.

É necessário as mesmas estratégias de comunicação e incentivo para alcançar bons resultados entre esse público, já que a maneira que os funcionários estão alinhados e se comunicam entre si, reflete diretamente no cliente final.

Através de tecnologias que visam o desenvolvimento de uma comunicação objetiva e eficaz, hoje, é possível criar um senso de pertencimento entre os colaboradores do varejo. Lembrando que são pessoas que não estão trabalhando em um escritório, como a maioria do público corporativo, também conhecidos como deskless workforce.

Como forma de aprimorar a comunicação interna dentro do setor corporativo de varejo, soluções tecnológicas foram criadas pensando nas necessidades únicas do segmento, que são: diferentes turnos de trabalho, níveis hierárquicos, ambientes de trabalho (escritório, pontos de vendas e centro de distribuição).

Os maiores desafios para a comunicação interna no varejo são: pulverização dos funcionários, não tendo acesso ao computador ou celular; falhas na liderança; comunicação assíncrona; falta de alinhamento no tom da mensagem para diferentes regiões.

Entretanto, com a presença de soluções tecnológicas, como aplicativos de comunicação unificada, é possível sanar a maioria dos obstáculos.

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Casos de sucesso

Usar a tecnologia não só como fonte de informação mas também como ferramenta de trabalho, a fim de ajudar as pessoas na sua rotina, é uma das estratégias usadas por Polyana Francisco, Coordenadora da Comunicação no Carrefour Brasil.

Em uma entrevista para o Dialog Talk, no Youtube, Polyana afirma que é primordial trabalhar constantemente com dados e pesquisas, buscando informações para entender como funciona o negócio, além de ouvir as pessoas no processo.

Polyana também menciona a importância da comunicação digital em formato de aplicativos leves e de fácil acesso que oferecem indicadores com níveis de engajamento e segmentação, o que ajuda na definição de estratégias.

Unificar, dentro dos aplicativos informações que são importantes especialmente para aquele dia de trabalho ajuda o negócio a funcionar além de diminuir as demandas da liderança.

Como case comprobatório, a empresa Via Varejo, implementou a plataforma digital Conecta, com o objetivo de levar comunicação até a ponta e engajando todos seus colaboradores.

De acordo com o diretor de comunicação, Hélio Muniz, a empresa buscou uma solução que criasse senso de pertencimento entre os funcionários de forma rápida, ágil e intuitiva, como uma rede social, o que foi possível com o Conecta.

Outro objetivo que a empresa tinha em pauta era a oportunidade em aumentar as vendas, consequência de uma comunicação alinhada de ponta a ponta. Em apenas seis meses após adoção da ferramenta, a empresa obteve crescimento expressivo, com adesão de mais de 50% dos colaboradores ativos. Ainda de acordo com Hélio:


Além das ações de Comunicação, esse crescimento foi impulsionado por algumas campanhas internas de ativação, como a semana da SIPAT na fábrica, CDs e matriz e a Black Friday que ofertou sorteios e cupons para os colaboradores que tivessem cadastrados da plataforma, ações que eram feitas em outras plataformas antes da Conecta”

Sucesso com o BiPTT

Outro caso de sucesso que podemos citar, é o do supermercado Extrabom, localizado no Espírito Santo com mais de 30 lojas em funcionamento.

A partir da necessidade de uma comunicação ágil e eficiente nas operações de segurança, o BiPTT foi a solução mais oportuna para as demandas da empresa.

De acordo com Ramon Lima, Analista de Infraestrutura da rede, as possibilidades que o BiPTT oferece, como rápida implementação e adição/exclusão de usuários dentro dos canais é um facilitador para a comunicação interna, se sobressaindo em relação aos rádios convencionais, ainda utilizados.

Apesar de não utilizarem todas as ferramentas disponíveis na plataforma, Ramon afirma que as possibilidades em investimentos nos sistemas de monitoramento e comunicação são diversas.

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A fim de promover uma atmosfera corporativa propícia para bons resultados em vendas é imprescindível a presença de estratégias em comunicação.

Ao adquirir soluções tecnológicas, como plataformas que promovam a troca de informações de forma rápida e objetiva e que facilite o trabalho dentro do varejo, empresas tendem a gerar mais resultados, maior interação entre funcionários e menos ruídos.

O desenvolvimento da comunicação interna dentro de corporações varejistas é, sem dúvida, o elemento essencial no progresso corporativo.

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