Pular para o conteúdo principal

O NFC é um sistema de pagamentos por aproximação, assim, pode-se deixar de usar os seus cartões físicos e colocá-los na sua carteira digital do smartphone. Os cartões físicos que não possuem aproximação não são considerados.

Apenas os celulares de última geração acompanham essa funcionalidade, que precisa ser ativada para registrar os cartões de crédito. Vale sempre ter um cartão físico com você caso a aproximação seja recusada.

No entanto, esse meio de pagamento é muito prático e conveniente, tem ganhado cada vez mais destaque e se tornando uma tecnologia desejada pelos consumidores, devido à facilidade e modernidade que apresenta.

O que é NFC?

NFC é a sigla de Near Field Communication, que significa comunicação por campo de proximidade. Utiliza a radiofrequência de curto alcance,  para transferir dados entre dois dispositivos que possuam a tecnologia, sejam máquinas de cartões, tablet, outro celular ou smartwatches.

Também existe o NFC que é ativado por meio de um chip, mas na atualidade é menos utilizado. Já que todos os dispositivos passam por atualizações e recebem interfaces mais inovadoras, e não requer o uso de internet para usar.


Panasonic P506iC

Essa tecnologia surgiu em 2004, após as empresas de eletrônicos: Sony, Nokia, e Philipps terem criado o NFC Forum. Porém foi a Panasonic P506iC que apresentou o primeiro smartphone que comportaria a tecnologia de aproximação.

Essa funcionalidade só ganhou o mercado com mais evidência em 2006, quando foram definidas as primeiras práticas a serem utilizadas através do NFC. E hoje em dia com os smartphones já se tornou mais do que habitual utilizá-lo.

NFC além do pagamento por aproximação

NFC pagamento pro aproximação

Essa inovação não serve apenas para pagamentos no crédito ou no débito, também pode ser utilizada em catracas de transporte público, para pagar sua passagem. É habilitada no metrô do Rio de Janeiro e em ônibus intermunicipais de São Paulo.

E também para:

  • Cansou de carregar muitas chaves? Se você aderir uma fechadura eletrônica na sua casa, também poderá abri-la por aproximação.
NFC FECHADURA
  • Quer saber mais informações sobre aquela obra ou exposição?
    Ao aproximarem um leitor do seu ingresso ou crachá, as agências de turismo ou curadorias podem enviar para os seus dados cadastrados;
  • Também pode ser utilizado no trabalho ou comércios para identificar colaboradores, visitantes e clientes;
  • O mesmo vale para liberação de acesso em portarias, shows, consumação;
NFC TAG
  • Tags, pequenos dispositivos ou medalhas que podem aproximar da fechadura e abrir o portão, ser colocadas em malas, coleiras, carros e outros objetivos que possibilita a identificação por meio de eleitor;
  • Pode ser usado para carregar baterias de fone de ouvido, canetas para telas;
  • NFC também pode compartilhar cartões de visitas, músicas e outras informações.

Vale lembrar que cada funcionalidade está atrelado a dispositivos e objetivos diferentes, a tecnologia que se encontra a palma da mão dos usuários é a de pagamento por aproximação. Já as empresas possuem um leque de opções.

NFC X Bluetooth

NFC pagamento por aproximação no celular
  • NFC consome menos energia que o bluetooth a, apenas em alguns casos como uso de dispositivos passivos com baixa bateria, que será utilizado mais energia;
  • A frequência base dos mediadores de processadores é de 13,56 MHz versus 2,4 GHz do bluetooth, o que torna o NFC mais rápido por ser mais leve;
  • NFC é para quando precisa transferir dados pequenos, já o Bluetooth atende arquivos maiores e tem mais amplitude com dispositivos como TV e alto-falantes.

É seguro compartilhar dados e fazer pagamentos por NFC?

NFC pagamento pro aproximação

Sim, são aplicados diversos protocolos de segurança, como a criptografia e também o SWP Single Wire Protocol, que estabelece uma conexão segura entre o SIM card e o NFC. Além deles existem muitos outros que tornam o procedimento protegido.

O curto alcance tecnológico facilita nesse cuidado, pois por ser ágil e curto alcance, evita que haja transações, golpes ou fraudes. E por outro lado, impede a clonagem de cartões, pois para driblar a segurança de um NFC é preciso aplicar a engenharia social e isso leva mais tempo para concluir.

Além da radiofrequência do NFC, você também pode agregar a sua empresa uma comunicação empresarial por meio da radiocomunicação. Com o extensor Gateway é possível transformar qualquer dispositivo móvel em walkie talkie, com funcionalidades eficientes e proteção de ponta, faça o teste gratuito e descubra!

Leia também: Como a cibersegurança pode proteger seus dados em 2024

Fontes: Tecnoblog, Finder.

Deixe uma Resposta