Pular para o conteúdo principal

A cibersegurança se tornou cada vez mais necessária, com os avanços tecnológicos as ameaças virtuais também se aprimoraram. Em relatório da RiskBased Security, foi revelado que 7,9 bilhões de dados foram expostos a violações em 2019.

A empresa Tenable emitiu um relatório mais atual, em 2022 somente no Brasil foram vazados 984,7 milhões de dados. Os números são exorbitantes e preocupantes. Isso torna todos os usuários expostos a golpes.

Por isso é tão importante utilizar uma navegação segura, proteger os seus dados e aplicar a cibersegurança. As empresas são as que mais  precisam se preocupar com esse quesito, para proteger informações confidenciais. 

Segundo a ISO, 35% desses dados vazados foi por conta da a não aplicação da cibersegurança, dados desprotegidos são automaticamente expostos e vazados, [e um investimento necessário

A cibersegurança do futuro terá menos dados vazados?

cibersegurança

O cenário pode piorar, mas em contrapartida está cada vez mais facilitado encontrar meios de manter os seus dados protegidos. Empresas buscam soluções e investimentos para aumentar essa segurança e expandir a outras corporações.

De acordo com a Gartner, é previsto que até 2026, sejam investidos mais de 260 bilhões de dólares, em proteção e cibersegurança de dados. Assim cada vez mais, serão criadas ações eficazes para combater esses vazamentos.

Serviços mais prejudicados pelo vazamento:

  • Serviços médicos, da área de saúde;
  • Varejo;
  • Serviços e entidades públicas

Isso acontece porque são informações confidenciais e pessoais, de vários pacientes, consumidores e cargos públicos. E são as áreas que mais precisam desse investimento, já que os ataques são constantes.

Como identificar qual tipo de cibersegurança é mais recomendada?

cibersegurança

A cibersegurança deve ser aplicada em dispositivos móveis, eletrônicos e servidores. Os ataques são feitos na rede de dados, que pode fazer com que os hackers assumam uma conta de rede social, site, telefone e até mesmo o acesso a dispositivos.

Ações da segurança da tecnologia também auxiliam nessa proteção, ter senhas diferentes e difíceis podem ajudar de modo superficial. O mais importante é todas as empresas que possuem seus dados, terem uma política de privacidade eficiente, com LGPD e criptografia.

Segurança de rede 

Os malwares e hackers não conseguem acesso, pois essa prática protege uma rede de computadores. E como o acesso é barrado, é mais difícil que a invasão aconteça.

Segurança de aplicativos 

É preciso manter o software e o dispositivo em segurança, existem aplicativos que cumprem esse papel, mas é preciso ter muita cautela, pois se ele for invadido pode entregar todos os seus dados e senhas de bandeja, não é a melhor alternativa.

Segurança de informações 

Esse tem como foco principal manter a proteção de dados, seja no armazenamento, no uso ou com o dispositivo desligado.

cibersegurança

Segurança operacional 

Sabe quando você acessa um site, preenche os seus dados e aceita os termos de privacidade? E quando permite que um aplicativo faça ligações, use câmera e etc?

Nesse sentido você está dando permissão para esses aplicativos ou sites, terem acesso a esses dados de armazenamento. É preciso ter atenção s eo site age de acordo com a LGDP e se há um cadeado na sua URL, que compromete que o site seja seguro.

Recuperação de desastres e continuidade dos negócios 

É praticamente uma gestão de crise, só que da segurança virtual. Assim, é importante ter um backup e cópias de todas as informações e arquivos importantes, em alguns casos até salvar em pen drive ou HD externo.

Pois existem invasões que limpam todas as informações e te deixam sem acesso algum. É Importante ter uma equipe que consiga lidar com essas situações, e recuperar os dados que precisarem.

Deixe os colaboradores cientes das ações

É preciso conscientizar colaboradores para não acessarem sites suspeitos, nem atender ou responder mensagens estranhas, seja em email, ferramentas ou celular.. Pois se o fizeram com os dispositivos empresariais podem ser infectados.

Isso também serve, quando usar pen drive ou cabos USBs de outros locais nos computadores da empresa. Pois a invasão pode ser colocada sem que haja intenção do colaborador, pois pode haver um malware embutido;

Dicas para aumentar a sua cybersecurity

  • Mantenha a atualização de todos os dispositivos;
  • Verifique a rede de computadores com frequência;
  • Faça backup todos os dias;
  • Tenha um antivírus para te prevenir de sites e e-mails suspeitos;
  • Use sneha fortes e evite repetir a mesma senha em outros logins;
  • Não abra emails e nem clique em links suspeitos ou desconhecidos;
  • Evite usar redes Wi-Fi gratuitas, principalmente em locais públicos, pode ser uma rede maliciosa que pedirá dados para ter acesso, e assim deixará suas informações pessoais e empresariais vulneráveis.

Você já sabia dessas informações?

Para ter uma comunicação com cibersegurança na sua empresa, conheça a BIPTT

Atuamos com a LGPD, temos termos de privacidade, todas as informações são criptografadas e qualquer troca de informação é feita na plataforma feita para a empresa e não por meios pessoais.

Acesse a plataforma gratuita do push to talk e veja na prática oque podemos fazer pela comunicação  da sua empresa.

Leia também: 6 dicas de comunicação para aplicar na sua empresa em 2024

Deixe uma Resposta