Pular para o conteúdo principal

A comunicação tem um papel fundamental em qualquer negócio, e por conta disso também é importante no setor logístico, já que atribui em melhorias nos atendimentos e em um bom relacionamento com o cliente.

Também pode influenciar no aumento da produtividade da equipe, pois a troca de informações dos colaboradores precisa ser motivada e investida pela empresa. Quando a comunicação interna está alinhada, a comunicação externa também estará.

Por isso, separamos algumas dicas, sobre como pode tornar a comunicação corporativa efetiva no setor logístico. Através do uso da tecnologia e de algumas técnicas, para impulsionar as estratégias e gerar resultados significativos.

Como funciona o processo logístico?

Consiste em todo o cuidado de separação de produtos, estoque, encaminhamento para a entrega, empacotamento, a transportadora e também o recolhimento caso o produto retorne ou o cliente solicite troca, que é chamada de logística reversa.

E por trás de todo esse processo existe uma burocracia e organização, que exige produtividade e otimização de tempo da equipe. Por isso a comunicação é uma forte aliada para manter os ânimos e reduzir ao máximo possíveis erros.

Além de toda a checagem que precisa ser feita para emissão de notas, etiquetas, conferência de destinatário e remetente, produto e ainda código de rastreamento para acompanhar todo o percurso.

E tudo isso envolve muito planejamento e desenvoltura da equipe, já que muitas ações precisam ser realizadas de imediato, o que exige um raciocínio rápido.

Qual é a importância da comunicação efetiva no setor logístico?

Quando a troca de informações é clara, facilita e reduz o tempo de deslocamento para tirar dúvidas, a equipe se torna mais produtiva, além de lidarem mais com as tomadas de decisões de maneira autônoma.

A comunicação precisa ser:

  • Transparente,
  • Objetiva;
  • Em tempo real;
  • Seguir um cronograma;
  • Ter um direcionamento para urgências;
  • Com linguagem que todos entendam.

Como a tecnologia contribui?

A tecnologia pode fazer parte desses processos, a única que supre fielmente a comunicação efetiva da equipe é a push to talk. Que é a transformação de um celular para um rádio comunicador, que pode receber ligações de um computador ou outro celular da empresa que possua o mesmo acesso.

Você conseguirá fazer a gestão de frotas por geolocalização, realizar chamadas em segundos, além de poder gravá-las para escutar novamente depois. E o melhor: não precisa instalar nada, basta ter acesso e realizar as ligações na nuvem.

Quer testar por 7 dias grátis?

Acesse o site da BiPTT e saiba mais. 

Deixe uma Resposta