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A prevenção de perdas está presente no planejamento do varejo e também do setor de logística, são estratégias para evitar extravios, desperdícios e custos.  Seja por roubo, furto ou quebras de produtos. 

Também consiste em falhas administrativas, processos não eficientes, erros no controle de estoque e almoxarifado, falta de verificação, anotações incorretas, violação de produtos que acabam sendo rejeitados pelo consumidor.

A  Associação Brasileira de Prevenção de Perdas ABRAPPE, fez um estudo em 2019 que conta o motivos de perdas no varejo, em:

  • 32,8% Quebra operacional;
  • 19,5% Furto externo;
  • 15% Furto interno;
  • 14,1% Erros administrativos; 
  • 9,5% Fornecedores;
  • 9,1% Entre outros.

O principal objetivo é reduzir impactos negativos que vão prejudicar o rendimento da empresa, porque se há perdas têm redução na margem de lucro, e assim terá todo um processo de recuperação. Agora, antes de aplicar a prevenção, a dor de cabeça será menor.

Qual a influência da prevenção de perdas?

O impacto depende do segmento e dos valores em jogo. Quanto mais retorno se tem de uma mercadoria, maior será a perda se algo der errado, apesar disso o ideal é que seja aplicada em todos os setores, principalmente lojas, mercado e perfumarias.

O SEBRAE e o ABRAS divulgaram alguns dados sobre empresas que não aderiram à prevenção de perdas e tiveram prejuízos altos:

  • Em 2011, o varejo dos Estados Unidos teve US$34,5 bilhões de dólares de perdas, ou seja, 1,41% do faturamento;
  • De 2005 a 2010, o índice médio de perdas no setor foi de 2,33%;
  • No Brasil, o índice de perdas é maior nos supermercados, com 1,96% do faturamento.

É muita movimentação de dinheiro e para repor tudo isso, exige estratégias e novos investimentos, um deles sem dúvidas é o da prevenção e  contratações de seguros de propriedade.

Para conseguir encontrar uma solução, é preciso ter uma análise bem detalhada com todos os dados daqueles processos, ver o que deu errado para não repetir e criar melhorias.

Como aplicar a prevenção de perdas?

push to talk na prevenção e riscos

Pode buscar informações ou equipes especializadas nessa antecipação, mas ao criar as estratégias de seguranças é bom manter uma coisa bem alinhada com a equipe, a comunicação interna precisa estar impecável, ser clara, objetiva e principalmente rápida.

Isso só é possível com a inclusão tecnológica na sua empresa, existe preocupação com o financeiro, recursos humanos, gestão mas o foco principal precisa ser a perda. A tecnologia que pode te ajudar nesse desempenho organizacional é o push to talk.

O push to talk é uma ferramenta da BiPTT que transforma o seu celular, computador ou tablet em um walkie talkie. Assim a equipe do escritório pode passar orientações ao transporte em questões de segundos e assim fazer alterações de maneira mais rápida e eficiente.

Com o Push to talk você tem economia e agilidade

Mas calma, você não vai precisar comprar rádio para o time todo, ele faz integração funciona tanto em walkie talkie como em dispositivos móveis. Basta acessar a plataforma na nuvem ou baixar o APP que já poderá iniciar seu processo de monitoramento e gestão.

Possui geolocalização em tempo real, replay das ligações, interface de controle do gestor separada dos colaboradores, pode personalizar e criar definições sobre quais setores podem se comunicar.

É uma maneira nova de resolver os problemas, tomar decisões e tornar a equipe mais autônoma e organizada. Se os motoristas avistarem algum problema nas entregas ou colaboradores notarem algo dentro do estabelecimento, poderão se comunicar com a equipe responsável em segundos. 

Benefícios em aplicar  a prevenção de perdas

  • Contribui no aumento da produtividade, por transmitir mais segurança;
  • A empresa tem mais economia;
  • Aumenta o faturamento da empresa;
  • Sobra verba para uma reserva de emergência e possíveis investimentos;
  • Melhora no atendimento ao cliente.

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