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A equipe de linha de frente de uma empresa enfrenta diariamente muitas dificuldades e desafios operacionais. 

Esse artigo irá abordar como uma plataforma de colaboração inteligente por meio da voz pode capacitar melhor e proteger ainda mais o seu time de linha de frente. Além disso, falaremos também como os rádios comunicadores convencionais podem atrasar a evolução operacional e tecnológica da sua empresa.

Você provavelmente sabe que as ferramentas de comunicação por voz, a cada dia, vêm ganhando mais espaço na estrutura operacional das empresas. Para aquelas que possuem equipes de linha de frente, as ferramentas de voz não são apenas uma preferência, mas sim uma necessidade. Essa parte do time é como a espinha dorsal dessas empresas, sendo responsável pela segurança e execuções operacionais de primeira necessidade.

Entretanto, apesar de toda essa importância, não é raro que os times de linha de frente ainda utilizem tecnologias antiquadas, como o rádio convencional, para trabalhar no dia-a-dia. E como todos sabem, estas tecnologias não evoluíram muito nas últimas décadas.

Já está mais do que na hora desses profissionais também terem acesso às novas tecnologias que vêm surgindo no mercado, com o objetivo de otimizar suas operações e trazer maior segurança e agilidade, fatores que podem fazer toda a diferença frente ao mercado.

Cenário Atual 

Agora, mais do que nunca, os líderes das mais diversas organizações estão se voltando para o uso de softwares colaborativos para capacitar seus funcionários de linha de frente, deixar suas forças de trabalho conectadas e transformar digitalmente suas operações..

Muitas dessas empresas ainda utilizam os rádios comunicadores convencionais sem saber que tais equipamentos não conseguem se manter competitivos no mundo digital atual. Mas o fato é que uma verdadeira revolução tecnológica tem se espalhado pelos setores de linha de frente e essas organizações estão descobrindo que uma plataforma digital, de colaboração inteligente, tem muito mais a oferecer do que um sistema antiquado de comunicação exclusivamente ‘via rádio’ e pode abrir mais portas do que elas imaginavam ser possível.

Imagine uma operação de linha de frente com as seguintes melhorias:

  • Produtividade dos Funcionários
  • Otimização na tomada de decisões
  • Histórico da comunicação
  • Segurança 
  • Agilidade

Para alguns pode parecer um futuro distante, mas a verdade é que as ferramentas colaborativas de comunicação por meio da voz já permitem uma transformação nas operações das equipes de linha de frente oferecendo maior segurança para os colaboradores e maior controle para os gestores, criando um ambiente onde os trabalhadores estão realmente conectados a todo momento, onde quer que estejam. 

Mas antes de explorarmos um pouco mais das vantagens que as novas tecnologias têm a oferecer, vamos esclarecer os problemas que os trabalhadores de linha de frente enfrentam com os conhecidos rádios convencionais.

7 Razões pela qual o rádio convencional está atrasando a sua empresa

1 – Baixa Cobertura e qualidade de áudio 

2 – Grandes e Antiquados

3 – Custo alto para pouco benefício

4 – Status e localização desconhecidos 

5 – Redes e frequências não seguras

6 – Incapaz de se conectar facilmente com equipes externas

7 – Incapaz de inovar

1- Baixa Cobertura e qualidade de áudio

Atualmente, muitos trabalhadores da linha de frente ainda estão usando tecnologias de rádio com funcionalidades bem atrasadas. Como, por exemplo, o fato dos trabalhadores precisarem manter as antenas de seus dispositivos apontadas verticalmente, para que a capacidade do sinal não diminua. E essas mesmas tecnologias também são afetadas pelo número de andares, escadas e paredes em um determinado local, sem falar que a comunicação em garagens e grandes galpões é quase impossível devido ao revestimento de concreto.

É bastante frequente ouvirmos os trabalhadores da linha de frente perguntarem: “Quem é?” ou “Você pode me ouvir agora?” enquanto usam seus rádios.

Isso ocorre principalmente porque a qualidade do áudio nesses equipamentos geralmente é muito ruim, dificultando o reconhecimento dos colegas de equipe.

Além desses problemas de qualidade de áudio, os rádios também costumam ser restritos a pequenas áreas. Isto traz dificuldades para forças de trabalho que são descentralizadas e distribuídas em setores como transporte, por exemplo, onde os veículos e os trabalhadores estão constantemente em movimento e precisam manter uma comunicação com as centrais.

Empresas que pensam no futuro precisam ser capazes de se comunicar com a equipe independentemente do local que ambas estiverem. Ficar limitado a um prédio ou mesmo a um quarteirão não vai funcionar no ambiente competitivo de hoje.

Resumindo: Seu software de comunicação de linha de frente deve ser capaz de alcançar qualquer distância, em qualquer rede, em qualquer dispositivo e com qualidade HD de voz. Qualquer coisa inferior a isso é simplesmente inaceitável.

2- Grandes e Antiquados

A importância da aparência

A aparência é bem  importante principalmente em setores de atendimento ao cliente, como hotelaria, eventos, entretenimento ou varejo. E a verdade é que os rádios parecem antiquados e podem passar uma ideia de despreparo.

O rádio, em média, pesa bastante e o objetivo da tecnologia deve ser facilitar o trabalho da sua equipe, e não adicionar peso ao seu dia a dia já estressante.

O software de comunicação de seus funcionários deve operar em qualquer hardware que você escolher ou precisar e é notável a migração de diversas tecnologias e ferramentas para o celular, pois é um aparelho que as pessoas já estão acostumadas a utilizar em seu dia a dia e que algumas empresas já disponibilizam para seus funcionários.

Você não deve se contentar com dispositivos que fazem com que suas equipes pareçam despreparadas.

3- Custo alto para pouco benefício

Se sua organização usa rádios convencionais, provavelmente você está preso a uma negociação de alto custo, que oferece muito pouco em troca. Quando você leva em consideração os dispositivos, licenças e suporte que acompanham esses sistemas de rádio, o fato de não funcionarem bem, torna-se ainda mais frustrante, pois basicamente você está pagando muito dinheiro por algo antiquado e restrito a somente uma funcionalidade.

Se comparado a tudo que as novas tecnologias têm a oferecer, por uma fração do valor investido, em sistemas de rádios convencionais se tornam uma solução muito ultrapassada e cara.

4 – Status e localização desconhecidos

Os rádios não podem informar aos gestores a localização dos motoristas, qual foi o trajeto percorrido por eles ou mesmo quem está online e ouvindo. Está mais que na hora de conectar o time de linha de frente à base de controle operacional.

Em vez de fazer com que seus funcionários forneçam constantemente sua localização, e se você pudesse ver onde eles e seus veículos estão em tempo real? 

E se fosse possível ver quem está online, também em tempo real? Com esse tipo de informação na ponta dos dedos torna- se mais fácil tomar decisões em situações críticas ou estratégicas, algo que os rádios convencionais nunca poderiam oferecer.

5 – Redes e frequências não seguras

A  maioria dos rádios não possui criptografia, o que significa que qualquer pessoa, até mesmo de fora da equipe, pode ouvir. Outras pessoas podem estar usando a mesma frequência que sua empresa e você pode ter que competir por sinal enquanto troca informações de negócios ou operacionais com o seu time.

Com isso, as redes não seguras e as frequências usadas pelos rádios geram uma série de preocupações de segurança, pois toda organização fornece algum tipo de informação sigilosa que é compartilhada pelos seus rádios. A  ideia de um concorrente ou um estranho ser capaz de ouvir os seus funcionários e suas conversas, às vezes com informações confidenciais, deve ser motivo suficiente para que as empresas dêem a devida atenção para esse tema.

A importância de uma segurança atualizada

Os rádios que possuem criptografia geralmente usam uma tecnologia desenvolvida há pelo menos 20 anos. Este tipo de criptografia está bastante desatualizada e é muito difícil de gerenciar. A segurança do seu software de colaboração estará em jogo. Por isso é fundamental que o seu sistema utilizado ofereça uma criptografia de ponta, para garantir que sua força de trabalho permaneça segura.

6- Incapaz de se conectar facilmente com equipes externas

Dê aos gestores a capacidade tecnológica de estarem “sempre disponíveis”

Mesmo se um funcionário mantiver o rádio consigo após o turno, eles provavelmente sairão da área de alcance do dispositivo. Isso tornará muito mais difícil a possibilidade de notificá-lo se houver alguma emergência ou necessidade.

Gestores sempre disponíveis

Um software de colaboração permite que os gerentes permaneçam conectados com a sua equipe, independente de onde eles estiverem. Permitindo que eles se comuniquem com qualquer dispositivo, em qualquer rede, a qualquer distância. 

Mensagens arquivadas para revisões e planejamentos

Com o software de colaboração, os gestores podem acessar facilmente o histórico das mensagens trocadas entre os times, o que permite uma análise mais profunda dos comandos dados e ações tomadas, otimizando os processos, corrigindo protocolos e oferecendo informações para um melhor planejamento operacional.

7 – Incapaz de inovar

Traga a tecnologia da sua organização para o século 21

O ano de 1945 foi quando o walkie-talkie surgiu. Oitenta anos se passaram e onde estamos? Quantas tecnologias existem para as equipes de linha de frente melhorarem?

A verdade é que os rádios convencionais ficaram para trás no quesito inovação muitas décadas depois da criação do walkie-talkie. A indústria cresceu, continuou usando a mesma tecnologia de oitenta anos atrás e os problemas e limitações continuam os mesmos.

Esse é o momento de ir além das barreiras das paredes de concreto, grandes infraestruturas e alto valor de investimento.

DESCUBRA O FUTURO DA VOZ NO TRABALHO

As novas tecnologias chegaram para facilitar a vida das empresas e de seus funcionários, quantas atividades já foram simplificadas por elas, não é mesmo? E não é diferente com a comunicação.

O BiPTT é a principal plataforma de voz que capacita a equipe de linha de frente, permitindo a colaboração em tempo real de toda a equipe, mapeamento de localização e otimização na tomada de decisão para melhorar a força de trabalho em sua produtividade, segurança e envolvimento do cliente. 

O software soluciona com maestria cada um dos problemas citados anteriormente.

O BiPTT funciona através da internet e por isso não há limitação geográfica ou limite de alcance para a comunicação. Com um smartphone com acesso a internet (3G, 4G, 5G ou Wi-Fi) , a comunicação pode ser feita com os funcionários de qualquer lugar do mundo, além de possuir uma ótima qualidade de áudio sem ruídos ou interferências.

Por funcionar em um smartphone, que é um aparelho moderno, leve e fácil de carregar, o aplicativo traz um ar de modernidade para a sua empresa, além de possuir um dos melhores custo-benefício do mercado.

O aplicativo possui junto a ele uma plataforma chamada Manager, um software de gestão completo através do qual o gestor da empresa consegue ter acesso a diversas funcionalidades, uma delas é a localização em tempo real de todos os funcionários da sua equipe, e além disso, também é possível ter acesso a todo o itinerário percorrido por eles durante determinado trajeto e com o histórico de chamadas nada se perde no fluxo de informações operacionais, isso permite um  incrível controle do gestor perante a sua equipe

O BiPTT atende 100% dos termos de segurança, através da criptografia de chamadas, com bloqueio de compartilhamento de informações para terceiros e com confidencialidade dos dados. Possui uma rede exclusiva onde sua empresa é criada dentro do BiPTT com toda a restrição de comunicação necessária para que somente os seus funcionários troquem informações entre si. 

Sua empresa não poderá ser buscada ou sintonizada por terceiros, você tem a garantia de exclusividade e segurança na comunicação apenas com quem tiver a permissão para participar dessa interação.

Como citado anteriormente, a plataforma não possui limitação de alcance e funciona em smartphones, então, mesmo fora da área de trabalho é possível, se for necessário, se comunicar com a equipe.

E quando se trata de inovação o BiPTT é especialista, não se limitando somente às funcionalidades já existentes e sempre ouvindo as opiniões e sugestões dos seus clientes, adicionando novas ferramentas e funções constantemente em sua plataforma.

Se quiser conhecer ainda melhor essa inovação, visite o nosso site.

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