Skip to main content

Não é novidade que o Whatsapp é um aplicativo de mensagem instantânea muito popular no Brasil, sendo utilizado tanto por pessoas físicas como por empresas em suas atividades profissionais, por mais de 120 milhões de pessoas no país. 

Segundo levantamento ‘Panorama’, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, fazendo parte do dia a dia de 93% da população.

Durante a pandemia o aplicativo foi um recurso encontrado por diversos trabalhadores para manter a jornada de trabalho e continua sendo uma solução em estratégia de comunicação interna

Entretanto, o que não te contaram é que o aplicativo não é indicado para o mundo corporativo, e utilizá-lo pode ser um risco para seu negócio. Se você quer saber mais sobre os motivos para não utilizar o Whatsapp na sua empresa, continue a leitura abaixo!

Amigos, amigos… negócios à parte

Muitos dos usuários não dividem suas contas, fazendo com que mensagens pessoais se misturem com as profissionais.

Um dos pilares de qualquer empresa é o constante aumento da produtividade, certo? 

Ao utilizar o whatsapp não é possível ter essa garantia já que, por possuir amigos e negócios no mesmo aplicativo, a distração é inevitável.

Segurança digital

Por ser um aplicativo que não pertence à empresa, ao adotar o Whatsapp como forma de comunicação, a corporação assume os riscos de exposição de seus dados a hackers. 

Outro ponto, há também o risco de perda de dados ou roubo, através de ataques a aplicativos. 

Você já imaginou perder tudo de seu cliente? histórico de conversa, documentos, dados pessoais e, em caso de vazamento, ainda responder a um processo por isso?

Utilizar o Whatsapp como norteador da sua comunicação interna pode ser comprometedor para seu negócio. 

Falta de recursos

O whatsapp somente poderá oferecer voz e texto como ferramenta de trabalho, 

e para realizar um bom trabalho na gestão de comunicação da sua empresa, é necessário muito mais que isso.

Não será possível o acompanhamento por meio de relatórios, controle das comunicações ou recursos vitais como o download do histórico de chamadas.

Excesso de informações

Muitas mensagens importantes podem se perder nas conversas de diversos clientes, o que acarreta um atraso no atendimento e na distração em responder algo urgente.

Quando as mensagens pessoais estão misturadas, essa situação é agravada pela falta de controle, dificultando a gestão corporativa.

Comunicação Assíncrona 

A verdade é que esse fator é o mais importante de todos e requer muito da sua atenção. 

A comunicação assíncrona acontece quando as respostas não são necessariamente instantâneas. Por exemplo, você pode enviar uma mensagem ao seu cliente e ele ver em duas horas, uma semana, ou nem notar a sua existência. 

Imagine que sua empresa está na construção de uma comunicação crítica assertiva, mas ao utilizar o Whatsapp, o resultado será de inconstância, dúvida e suspeitas. 

Gerencie sua comunicação de forma mais assertiva

Como solucionar esse problema

A ferramenta ideal para seu negócio deve oferecer recursos que aumentem a produtividade, que seja segura e efetiva na execução de tarefas. 

Te convidamos a conhecer o BiPTT, aplicativo de comunicação instantânea de tecnologia PTT (push to talk) que foi desenvolvido para resolver problemas de integração no seu time. 

Aplicado em vários segmentos, o BiPTT utiliza redes mobile comuns, transformando qualquer dispositivo em rádio PTT.

Além de ser certificado pela polícia federal, o que é fundamental para empresas de segurança.

Leave a Reply