Skip to main content

O sonho de toda empresa é ter colaboradores satisfeitos, com autonomia e bater todas as metas da empresa. Mas para se aproximar dessa conquista é preciso olhar mais para a realidade e buscar ações que aumentem a produtividade da equipe.

Além disso, também precisam ser avaliados dados, de acordo com todas as tarefas entregues e os prazos estabelecidos. Observar a capacidade do time, se há desvio de função ou excesso de tarefas, pois são fatores que contribuem para para a improdutividade.

Cada colaborador possui sua individualidade na hora de exercer as funções, e também o comportamento coletivo com a equipe é essencial, pensar na otimização de tempo no dia a dia e saber exatamente onde está o erro, ajudam a melhorar o cenário.

Por isso trouxemos as principais dicas, para te ajudar a ter o melhor dos seus colaboradores.

Confira as 7 dicas para aumentar a produtividade da equipe

O primeiro passo é manter uma constante organização durante a escolha dos objetivos. Realizar acompanhamentos constantes sejam semanais ou mensais, para aderir métricas de comparação com ações anteriores.


1. Planejar


Definir quais metas a empresas buscar alcançar e os erros que deseja evitar, fazer uma reunião com os colaboradores para criarem as estratégias em conjunto, afinal quem estará na parte prática serão eles, e precisam ser ouvidos.


2.Criar cronogramas

Pode ser feito através de quadros interativos, calendários, planilhas ou plataformas online que organizam todas as datas, ações, metas e resultados em um só lugar. Há diversos aplicativos que facilitam a execução dessa tarefa, assim como planilhas e documentos compartilhados.Assim a equipe possui autonomia para checar se está de acordo com o planejado.

3. Definir padronização

Ter um modelo a ser seguido, descrições e detalhamento do que deve ser feito, também contribui para a qualidade das entregas, e melhora o aperfeiçoamento do trabalho.

4. Definir timesheet

Definir um quadro de horários, para saber exatamente quantas horas foram gastas em cada projeto, assim será mais fácil precificar, ver a real produtividade dos colaboradores com base nas entregas e conseguir identificar a capacidade do time para tarefas futuras.

5. Treinamentos

Dar a oportunidade dos colaboradores se especializarem e terem um melhor desenvolvimento pessoal, faz com que estejam mais preparados para lidar com desafios e tomadas de decisões sem depender o tempo inteiro do gestor.

6. Faça e receba feedbacks

Receber sugestões, críticas e elogios fazem parte dos processos, pois se os colaboradores se sentem mais confortáveis em expor suas opiniões, que inclusive podem ser muito úteis, as demandas passam a fluir com mais naturalidade.

Os gestores também podem ser transparentes em relação às funções e ao desempenho de seus colaboradores, visando a sua contribuição nas melhorias.

7. Faça programas de recompensas

Por fim, a motivação e  valorização da equipe é o que falta para aumentar a produtividade da empresa. Caso baterem metas podem receber premiações, como kits, presentes, vale compras ou cursos.

Quais ferramentas contribuem com o aumento da produtividade?


A comunicação é crucial para qualquer empresa, todos precisam realizar troca de informações com fornecedores, parceiros, colaboradores e também clientes.

Mas para fazer isso de uma maneira que otimize o tempo das equipes e dos gestores, a melhor escolha é a tecnologia PTT.

PTT significa Push To Talk, no qual transforma os celulares corporativos em rádio comunicadores, com opção de realizar chamadas individuais e coletivas com os colaboradores, além de gravar os áudios para dar replay quando quiser e ter a geolocalização disponível em tempo real.


Leave a Reply