Pular para o conteúdo principal

O rádio portátil teve o seu auge de sucesso nos anos 2000, com a junção do celular e walkie talkie. Voltado ao mercado corporativo, foi um meio de comunicação rápida que consistia em esperar a outra pessoa terminar de falar para ter a linha liberada.

Com o tempo isso mudou, é possível ter a função de rádio portátil sempre precisar de um aparelho físico para isso. Com um sistema operacional que transforma qualquer dispositivo móvel em walkie talkie, é possível economizar na manutenção e ter ainda mais agilidade na troca de informações.

Esse pé um avanço tecnológico chamado de push to talk, que atualiza os rádios portáteis do passado, sendo ao mesmo tempo, um presente e um futuro. Com constantes atualizações, o software está preparado para a inovação e também atende as necessidades de gestão de uma empresa.                                   

Uma Viagem no Tempo dos Rádios Portáteis 

rádio portátil

Dois importantes inventores renomados são reconhecidos como desenvolvedores do rádio quanto tecnologia de informação. Se trata do americano e engenheiro eletroeletrônico Nikola Tesla e o físico italiano Guglielmo Marconi.

Como nada se cria e tudo se transforma, até hoje não há comprovações concretas de quem de fato deu origem ao rádio comunicador portátil, mas sem dúvidas ambos os inventores tiveram um papel muito importante para a evolução do rádio.

Em 1906 teve a primeira transmissão de rádio nos Estados Unidos, 1922 chegou ao Brasil no Centenário da Independência. A transmissão era feito diretamente do Morro do Corcovado, onde foi inaugurada a primeira estação de rádio do país.

Os Primeiros Rádios Portáteis do mundo

Os rádios comunicadores no formato walkie talkie como conhecemos surgiu em 1936, foi adaptado por uma marca muito conhecida na época. Foi a partir desse ano que as pessoas puderam se comunicar como se estivessem utilizando um celular

rádio portátil substitui telégrafo
Telégrafo

Como tinha apenas uma só frequência, passou a substituir os telégrafos, que era o meio de comunicação mais utilizado na época e podia enviar sinais textuais ou símbolos, uma escrita a distância.

Antes de chegarem ao público e empresas em geral, foi destinado rádio portáteis específicos para o exército e a rádio patrulha dos Estados Unidos. Foi muito utilizado no monitoramento da Segunda Guerra Mundial.

Nos anos 40, foi inventado o “handle talk”, o avô do celular, e a partir disso a telefonia passou por diversas transformações, até chegar aos dispositivos móveis que temos hoje em dia. Como tablets, smartphones e até mesmo smartwacth.

O rádio portátil com tecnologia atual

Os dispositivos móveis, aliados a tecnologia, passaram a substituir o rádio portátil , o walkie talkie. Pois a era da comunicação é imediatista, todos precisamos das informações mais rápidas e isso também se engloba a ligações que se tornam mais escassez por conta dos envios de áudios que vários aplicativos possuem.

Por isso, foi desenvolvido o gateway, que transforma qualquer dispositivo móvel em um rádio comunicador, ao baixar o aplicativo da BiPTT ou apenas ao acessar o seu software a partir de um navegador online.

rádio portátil no celular

Push to talk o novo rádio portátil

O push to talk é o rádio portátil da nuvem, basta aperta rum botão e pronto qualquer colaborador pode trocar informações em tempo real.

E de quebra, os líderes têm acesso exclusivo ao sistema de gestão, mensagens gravadas, monitoramento por geolocalização e liberações de chamadas. Pode decidir quais colaboradores e quais setores podem se comunicar.

Essa era atual foi inovada pela criação do push to talk, que se alinha a Lei de Proteção de Dados, possui criptografia de ponta para que nenhum dado saia da plataforma, e ainda ajuda as empresas a terem controle com tudo o que diz respeito a sua informação, sem que isso invada a privacidade dos colaboradores.

O que esperar para o futuro do rádio portátil?

O mundo será cada vez mais tecnológico e migrado para a nuvem, quem diz que no futuro todos vão trabalhar imersas em um metaverso com casas inteligentes, e com a velocidade de informação ainda mais ágil.

Novas tecnologias irão surgir, e com toda certeza o rádio portátil digital também será afetado com elas, com mais atualizações e melhorias para tornar a usabilidade cada vez melhor.

As empresas terão o custo de contratação da ferramenta, sem se preocupar com manutenção ou quebras de confiabilidade. A tecnologia vai atuar a seu favor e irá impulsionar o seu negócio.

Agende uma demonstração e teste na prática como o rádio portátil online pode ser muito eficiente na gestão de tempo e aumento da produtividade do seu time.

Você já conhecia a história do rádio portátil?

Leia também: Rádio comunicador online X Rádio comunicador portátil

Deixe uma Resposta