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Não é novidade para ninguém que o perfil dos consumidores tem mudado durante os anos e devido a pandemia, essa mudança foi ainda mais drásticas. Antigamente, informações sobre lojas, produtos e processos eram possíveis somente através de perguntas a funcionários especializados, como gerentes. 

Hoje, a internet é uma ferramenta que quaisquer dúvidas são sanadas instantaneamente e nem sempre os funcionários estão atualizados devido a falta de treinamento, redução de custos e carga horário. Vê-se então um desafio para o varejo. 

Varejo

De acordo com um estudo varejista de 2019 nos Estados Unidos, 31% dos funcionários que lideravam a linha de frente não recebiam nenhum tipo de treinamento. Dentre os que recebiam treinamento, 27% afirmou que era de caráter ineficaz. Logo, somente 41% obtiveram o devido treinamento para atender às diferentes necessidades dos clientes. 

O objetivo, claro, é criar uma plataforma eficiente de treinamento e atendimento desses funcionários. Contudo, ainda é um contraste com a realidade do varejo. O que há de ser feito é adquirir um pensamento inovador, trazendo ações práticas para atingir a meta. 

Na prática

O que isso quer dizer? Varejistas devem permitir que cada um de seus colaboradores tenham acesso aos outros, através de dispositivos e soluções tecnológicas, assim como banco de dados e grupos específicos. O fácil acesso à informação reduz muito o tempo de busca por uma resposta, além de apresentar ao cliente eficácia e objetividade. 

E por que isso é tão importante? Quando o funcionário recebe o devido suporte para cumprir com suas demandas, cria-se uma consistência na jornada de trabalho, além de satisfação em trabalhar em um local que fornece ferramentas que aprimore seu desenvolvimento.

Para a loja, é gerado um ambiente de eficiência, no qual os funcionários estão sempre atualizados, conhecendo mais da loja, de seus produtos e dos processos internos e externos, Além disso, a loja vende mais pois há mais conversões de compra impulsionado justamente por essa eficiência. Todos ganham 

Instigar a confiança do seu colaborador é essencial, ajudando a todos que entram na loja e ao comprador, é benéfico ter essa experiência vinda do atendente, não necessitando de buscar uma pessoa específica para sanar eventuais dúvidas. 

Comunicação instantânea

Vamos pensar assim, a dinâmica de funcionários de uma loja pode ser dividida entre atendentes, balconistas, operadores de caixa dentre outros. Contudo o comprador raramente entende essas divisões. 

Ao perguntar sobre qualquer produto, o decorrer da situação é ele ser instruído a esperar pela pessoa específica, o que pode demorar ou nunca acontecer. 

Através de um sistema de comunicação instantânea entre os membros de cada equipe, independente da função, fazendo com que um possa auxiliar o outro é possível que haja uma transformação no modo em que o cliente é atendido. 

Assim, os funcionários poderão ajudar os clientes da melhor maneira possível e os clientes terão uma experiência de compra uniforme e eficiente. 

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