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As empresas de segurança privada são responsáveis por realizar um conjunto de práticas com o objetivo de detectar e impedir atividades criminosas, proporcionando proteção a pessoas, bens e patrimônios.

Esse serviço geralmente é contratado para proteger ambientes públicos, empresas privadas e áreas residenciais, além de contar com vigilantes, que podem ou não portar armas, costuma utilizar a tecnologia para aumentar a eficiência.

Quem está envolvido nessas operações passa por treinamentos específicos e precisa cumprir determinados requisitos para ser considerado capacitado. Além de conhecimentos desenvolvidos em cursos de formação, os vigilantes precisam apresentar um bom equilíbrio psicológico e ótimo preparo para lidar com situações de pressão.

No Brasil, o efetivo policial é baixo e conta com problemas estruturais que vão desde baixa remuneração à falta de recursos apropriados para o trabalho, contudo não é papel da segurança privada substituir a pública, e sim complementar os esforços para a criação de espaços mais seguros para os cidadãos.

Esse segmento vem se tornando cada vez mais importante, quer saber como se inserir no mercado? Leia o resto do artigo!

Cenário Mercadológico 

O mercado de segurança privada é amplo, conta com diferentes ramos, como segurança de eventos, vigilância patrimonial, estabelecimentos, entre outros, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, assim como órgãos e empresas públicas e privadas vêm buscando pelo serviço. Que pode ser realizado por uma empresa privada.

Passo a passo para a criação de uma empresa de segurança privada

1- Faça uma pesquisa de mercado

Antes de iniciar a empresa, é importante entender o mercado de segurança privada e identificar as suas necessidades e oportunidades.

2- Obtenha licenças e registros necessários

Para iniciar uma empresa de segurança privada, é necessário obter licenças e registros específicos, dependendo do estado ou país onde você estiver operando. Certifique-se de seguir todas as leis e regulamentações locais.

3- Forme uma equipe

Escolha os funcionários certos para a sua empresa, incluindo guardas de segurança, gerentes de operações, contadores e outros funcionários administrativos.

4- Desenvolva um plano de negócios

Crie um plano de negócios detalhado que inclua sua estratégia de marketing, orçamento e projeções financeiras.

5- Adquira equipamentos e veículos

Adquira todos os equipamentos e veículos necessários para realizar as operações de segurança, como rádios walkie-talkie, armas, coletes à prova de balas, entre outros.

6- Ofereça treinamento e certificação

Ofereça treinamentos e certificações para sua equipe de guardas de segurança para garantir que eles estejam preparados para lidar com situações de emergência e atender às necessidades dos clientes.

7- Obtenha seguros 

Certifique-se de obter seguros adequados para proteger sua empresa e funcionários de possíveis riscos.

8- Construa relacionamentos com clientes

Construa relacionamentos com potenciais clientes e mantenha contato regular com os clientes atuais para garantir a satisfação do cliente e renovar contratos.

9- Invista em divulgação

É preciso identificar qual a maneira mais eficiente de divulgar em sua região e pedir o auxílio de um profissional da área.

Além disso, existem os meios de comunicação, onde você poderá veicular comerciais e propagandas, de acordo com cada meio. São eles: 

TV;

Rádio;

Jornal impresso;

Internet.

Especificamente no Brasil existem as seguintes regulamentações a serem seguidas:

1-Possuir capital social integralizado mínimo de aproximadamente R$ 110.000,00;

2-Provas que os sócios, administradores, diretores e gerentes da empresa não possuem condenação criminal registrada;

3-Registro de Inscrição municipal;

4-Alvará de funcionamento, da Polícia Federal;

5-Contratar e manter sob contrato o mínimo de vigilantes  habilitados, como 

especificado pela lei;

6-Comprovar a posse ou propriedade de veículo com sistema de comunicação com a sede da empresa.

As instalações físicas da empresa precisam ter:

1- Uso e acesso exclusivo ao estabelecimento, separado das instalações físicas de outros estabelecimentos e atividades estranhas às atividades autorizadas;

2- Dependências destinadas ao setor administrativo;

3- Dependências destinadas ao setor operacional, dotado de sistema de comunicação;

4- Local seguro e adequado para a guarda de armas e munições construído em alvenaria, sob laje, com um único acesso, com porta de ferro ou de madeira reforçada com grade de ferro, dotada de fechadura especial, além de sistema de combate a incêndio nas proximidades da porta de acesso;

5- Vigilância patrimonial ou equipamentos elétricos, eletrônicos ou de filmagem, funcionando ininterruptamente;

6- Garagem ou estacionamento para veículos usados na atividade armada.

E como obter sucesso nas operações dessa empresa?

Para o sucesso das operações de uma empresa, independente do segmento, o uso da tecnologia se faz muito importante, pois através dela tarefas serão otimizadas e a eficacia da segurança aumentará consideravelmente, hoje em dia já existem diversas tecnologias e softwares que foram feitos para aprimorar as operações do setor de segurança privada.

Nesse setor cada segundo importa, manter uma comunicação ágil e eficiente é essencial, até mesmo por isso, a comunicação entre equipes de Segurança Privada no Brasil, por lei, deve ser realizada por comunicação PTT (Push to Talk).

Utilize o BiPTT, uma plataforma que aumenta a produtividade do time de linha de frente através da colaboração em tempo real e descubra como, através dela, a segurança privada pode melhorar a sua comunicação interna.

Se quiser saber mais sobre a plataforma, visite o nosso site.

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