Pular para o conteúdo principal

Os serviços de Utilities são essenciais e exigem uma gestão de campo externa, mas para que isso seja aplicado de um modo correto é preciso observar algumas ações internas e unir as práticas ao facilities.

Utilities significa utilidade, e está agregada a serviços ou entidades públicas, como energia, telecomunicações, fornecimento de gás ou internet. São serviços que fazem parte da rotina de todas as pessoas e também das corporações.

E gestar uma rede que impacta diretamente o consumidor final, com redução de riscos e o mínimo de saneamento básico, não é uma tarefa fácil. Por isso separamos algumas dicas para colocar em prática na sua organização. Confira!

Diferença entre Utilities e Facilites 

serviços de utilities e facilities

Faciliteis são as facilidades, e precisa criar ações que agilizem processo de outras empresas, seja com terceirização, outsourcing ou atuação no meio-campo. Para complementar serviços que potencializem a produtividade do time.

São serviços como limpeza, segurança, manutenção, jardinagem, atendimento ao cliente, logística, transporte, recepção e treinamentos. Assim, as empresas só realizam a contratação quando precisam dessas atividades, e o facilites fica responsável por isso.

Os utilities é modelo B2C  (Business to Consumer) e B2B (Business to Business), às empresas e clientes finais. Já o faciliteis tem mais recorrência exclusiva ao B2B, por priorizar o atendimento às corporações.

Quais são os principais pontos na gestão do facilities?

serviços de utilities e facilities

São organizados por Níveis de Atendimentos (SLA Service Level Agreement), precisam ter um padrão de qualidade eficiente e uma definição mais impecável. Como organizar prazos, os prestadores de serviços, tempos de contratação e os encaminhamentos para as empresas.

Essas contratações costumam ser por períodos como semanal, trimestral e nem sempre tão longos como os anuais. São mais pontuais e rápidos de aplicarem. Assim os contratados são direcionados à outra instituição para prestar novos serviços, não fica um vínculo com a empresa.

Por isso a organização e planejamento fazem toda a diferente na supervisão eficiente, principalmente se contar com o apoio de sistemas de gestão digitais que suprem essas necessidades.

Como aplicar processos de gestão nos serviços de utilities? 

serviços de utilities e facilities

Nos serviços de utilities o direcionamento são com os prestadores de serviços e consumidores finais, então são frentes diferentes que exigem administrações distintas Além de ter uma burocracia maior por ser do setor público e ser acompanhado pela regulação.

Como, por exemplo, a energia elétrica é administrada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Responsável para o regular, entregar e resolver os problemas da distribuição, sendo o utilities uma ponte do consumidor com essa organização.

São serviços mais urgentes e quando ocorrem problemas, causam um grande alvoroço para o parte dos clientes. Por isso, no setor de utilities tem que manter uma comunicação muito eficiente e tecnológica para resolver os problemas o mais rápido possível, como no mobile empresarial.

A gestão é ligada aos serviços de campo que estão sempre com urgências ou emergências. É como viver apagando fogo para as reclamações não atingirem a  empresa e nem as falhas prejudicarem os consumidores.

Radiocomunicadores na Utilities

serviços de utilities e facilities

A mobilidade, comunicação ágil, plataforma de gestão e uso do mobile empresarial são grandes facilitações da radiocomunicação da BiPTT, para criar uma comunicação interna e externa mais protegida e grande alcance.

Isso é possível graças à tecnologia push to talk que transforma dispositivos móveis em radiocomunicadores, com ponte a torres de celulares e também walkie-talkies. Desta forma os escritórios podem se comunicar e realizar a gestão mesmo à distância.

Além da possibilita de criptografia das mensagens, replay das ligações, geolocalização para localizar os acessos e toda a autoridade da gestão, de fazer a liberação de controles em relação à hierarquia da comunicação.

É uma proposta a ser pensada no sentido de resolver falhas de um modo mais rápido e efetivo, sem perder as diretrizes em uma empresa. É mais rápido que um whatsapp e mais formal eque um e-mail.

Faça um teste grátis e veja na prática como essa tecnologia te ajudará a transformar a gestão nos serviços de Utilities e facilites.

Leia também: Como os radiocomunicadores podem proteger os celulares contra crimes cibernéticos

Deixe uma Resposta