Pular para o conteúdo principal

Por Ágatha Ferreira

Tempo de Leitura: 8 minutos 

Recentemente foi publicado em nosso blog um artigo sobre o que é o Atendimento Pré Hospitalar, mais conhecido como APH.

Abaixo veremos mais serviços que contemplam esse atendimento. Dentre eles a conduta, o que é atendimento fixoatendimento móvelbioética e as leis que fazem parte do Código Penal Brasileiro referente ao socorro de vítimas.

Afinal, o que é APH? A sigla que tem o significado de Atendimento Pré Hospitalar teve sua origem muito antes de nós. A história nos conta que no fim do século XVII, o Barão Dominique Jean Larrey, cirurgião-chefe militar de Napoleão, percebeu a necessidade de resgatar os feridos durante as batalhas com maior agilidade, e assim desenvolveu unidades de transporte leves e ágeis que foram chamadas de “ambulâncias voadoras”.


image


Os atendimentos eram realizados através de carruagens que iam ao encontro das vítimas, sendo esses soldados feridos. Muitos anos se passaram e, com o avanço da ciência e da tecnologia, hoje temos automóveis que também vão até a vítima oferecendo os primeiros atendimentos necessários.


image

Conduta

A principal abordagem seguida pelo APH é o sistema ABCDE, no qual existe um padrão de atendimento a fim de que todos os enfermeiros emergenciais devem seguir, são eles:
A – Controlar a coluna cervical e fazer manutenção de vias aéreas pérvias
B – Avaliar o padrão respiratório e o processo de ventilação
C – Avaliar o padrão circulatório e controlar hemorragias
D – Fazer a avaliação neurológica
E – Expor as vestes da vítima nos locais lesionados e fazer a prevenção de hipotermia
É importante também ressaltar que, apesar do atendimento ser realizado de forma semelhante àquele dentro do hospital, o APH possui algumas características próprias, como:

  • É um serviço prestado 24 horas, todos os dias da semana;
  • Encaminha o paciente para a devida especialidade a ser atendida, sem passar por uma pré-consulta;
  • Oferece orientação para outras situações que envolvam quadros graves;
  • O paciente pode ser monitorado à distância, caso haja indisponibilidade de acesso ao local da ocorrência.

image

Outra característica do Atendimento Pré Hospitalar, é a divisão entre os atendimentos

Atendimento fixo

Como o nome já sugere, o atendimento fixo é aquele que assiste pacientes em unidades básicas de saúde, oferecendo apoio a situações não urgentes ou de menor complexidade. Muitas pessoas reconhecem essa categoria como atendimento primário.

Atendimento móvel

A principal concentração do atendimento móvel é oferecer socorro a um cidadão, com o objetivo de chegar à vítima após ter ocorrido algum tipo de urgência ou emergência que possa levar sofrimento ou à morte da mesma. Geralmente são situações de alta complexidade.

Bioética

O conceito da bioética é amplamente debatido dentro do APH, visto que remete a um atendimento mais humanizado e qualificado. Algumas premissas a respeito da bioética no momento do atendimento são:

  • É preciso não somente focalizar o objeto traumático em si, mas também aspectos de caráter global que envolvam a vítima. Nesse caso, não se pode apenas limitar o atendimento às questões físicas, mas também às questões emocionais.
  • É fundamental se manter sempre em contato com a vítima, de forma a se buscar o máximo de empatia por parte da mesma.
  • É de grande importância manter uma grande atenção às queixas que são destacadas por parte do paciente. No caso, procure sempre ao máximo promover um alívio à sua dor.
  • Mantenha, sempre que possível, a vítima informada acerca dos procedimentos que poderão ser adotados durante o processo de atendimento, isso poderá a deixar mais tranquila.
  • Procure também respeitar sempre o modo e a qualidade de vida da vítima.
  • Não se pode ainda esquecer de respeitar a sua privacidade e também a sua dignidade, de forma a se evitar ao máximo expor a vítima sem que haja necessidade para tal.

Lei

De acordo com o Código Penal Brasileiro o indivíduo que não prestar socorro à vítima, poderá sofrer penalizações. É obrigatório que todo cidadão ao menos chame ajuda ao se deparar com uma vítima, seja qual for a natureza da emergência.
“Artigo 135”

  • Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.

Pena:

  • Detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
  • Parágrafo único. “A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.”

Além disso, a lei Nº 13.722, DE 4 DE OUTUBRO DE 2018 prevê que todos os estabelecimentos de ensino devem ofertar aos professores e funcionários curso de primeiro socorros de forma anual, sendo cabível visitas de capacitação e também reciclagem.

image

Conclusão

Nota-se então que o modelo APH é de suma importância para a sociedade, visto que os primeiros atendimentos podem ditar a condição futura da vítima.


De forma semelhante, a bioética é uma área que não deve ser ignorada pelos socorristas já que é a responsável por permitir que o atendimento seja humanizado, respeitando a vítima durante todo o processo.


A fim de minimizar efeitos mais graves e não desejados é de interesse comum que haja profissionais capacitados e que obedeçam os padrões de atendimento. Com isso, infere-se a relevância de leis e projetos governamentais que visem garantir o socorro e o direito à vida.

A APH revela-se desde os primórdios essencial às pessoas e à manutenção da saúde tanto pública quanto privada.

Deixe uma Resposta