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Por Ágatha Ferreira
Tempo de Leitura: 5 minutos 

É inegável pensar no mercado e não pensar em logística, o processo de armazenamento e distribuição de produtos está presente em todo setor do comércio e, com o varejo não é diferente. Da agricultura à tecnologia, a logística está inserida.

O que seria então a definição desse processo?


Logística é a execução de transporte a armazenamento, desde o ponto de origem até o ponto de consumo da matéria prima ou mercadoria. O foco principal da logística é atender as demandas do client, seja ele de qualquer segmento, de forma eficiente e econômica.

O que é

Dentro do varejo, há uma grande demanda de fluxo de produtos em grande quantidade. A atuação da logística vê-se como uma aliada, já que há intensa necessidade de gerenciar estoque dos produtos, armazená-los de forma correta e em tempo hábil para assim chegar ao consumidor final e gerar satisfação com a marca.

A logística tem o papel de garantir que o produto chegue até o cliente sem danos, que eles encontrem nas prateleiras o que buscam.

A gestão logística dentro de uma empresa é uma das responsáveis pela experiência do consumidor, que é de extrema importância ao pensar em como o cliente enxerga a marca. Esse processo vai além de transportar produtos mas também adjunta a aquisição, armazenagem, distribuição, acompanhamento de fluxo e matéria-prima.

A fim de reduzir custos e possíveis erros dentro dos processos varejistas, é imprescindível investir em táticas de logísticas para que o resultado seja favorável tanto para a empresa quanto para o cliente. A logística de varejo é o que garante que o consumidor final tenha acesso à qualquer tipo de produto.



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Vantagens

Visto a importância da logística no varejo, abaixo estão listadas algumas das principais vantagens em aplicar técnicas logísticas no seu negócio.

  • Armazenagem aprimorada: Para garantir a integridade dos produtos, as mercadorias precisam estar protegidas, seguras e organizadas. Como consequência de um bom armazenamento, economiza-se tempo e reduz falhas, custos e danos durante a movimentação no estoque.
  • Segurança: Por conta de uma armazenagem aprimorada, a segurança do produto irá gerar satisfação para o cliente e consequentemente uma boa visão da marca e qualidade no atendimento ao cliente. Também é importante investir em embalagens adequadas para garantir maior segurança dos produtos.
  • Gestão de estoque: Diferente do armazenamento, a gestão de estoque engloba fatores mais técnicos, como o controle de fluxo de produtos, acompanhamento das demandas e integração com outros departamentos. Balanços como: inventários, índices de perdas e pedidos fazem parte da rotina de um gestor de estoque.
  • Transporte de cargas: Uma das atribuições mais conhecidas da logística, o transporte de cargas tem a função de otimizar rotas, aperfeiçoar os percursos das mercadorias a fim de que seja cumprido o prazo de entrega estabelecido. É o último passo na gestão logística, sendo o momento em que o cliente tem acesso ao produto.

Além desses fatores podemos citar outros como:

  • Aumento da rentabilidade
  • Acesso a dados atualizados por coletores de dados
  • Redução de custos
  • Vantagem competitiva
  • Maior qualidade no serviço
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Conclusão

A atuação da logística dentro do varejo é intrínseca ao seu funcionamento. Não existe varejo se não houver logística e, a sua aplicação no mercado é de extremo valor devido às diversas vantagens.

A logística do varejo é essencial para a sua empresa, seja ela de qualquer setor comercial. Adquirir, estocar, armazenar e distribuir produtos são a base da estrutura de mercado.

Visto que há uma crescente competição na área do varejo, investir nas técnicas logísticas é essencial para um destaque no negócio.

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