Pular para o conteúdo principal

Ágatha Ferreira
Tempo de Leitura:5 minutos

Com certeza você já ouviu falar dessa expressão, ‘’internet das coisas’’ ou como também é conhecida IOT, ‘’internet of things’’. Mas afinal, o que isso quer dizer e como sua vida é afetada por esse conceito?

Apesar de ganhar popularidade recentemente, o termo foi utilizado pela primeira vez em 1999, pelo pesquisador britânico Kevin Ashton do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e, dez anos depois ele escreveu um artigo chamado ‘’A Coisa da Internet das Coisas’’ para o RFID Journal.

Sendo assim o termo existe há mais de vinte anos. Entretanto, o que realmente é e qual sua aplicabilidade?

internet das coisas

O que é?

A internet das coisas é a capacidade de outros objetos, desde eletrodomésticos até carros, de se conectarem entre si a partir da internet. Através da nuvem eles captam informações e coletam dados. A existência da IOT é vista como uma revolução tecnológica que visa a utilização de itens do dia a dia em uma rede de computadores.

A ideia por trás dessa tecnologia é trazer a conectividade para o mundo real. É fazer da internet algo palpável em diferentes formas com os dispositivos inteligentes, tornando o mundo físico e o digital em um só.

Não é difícil encontrar produtos no mercado como: tênis, geladeiras, relógios, maçanetas, dispositivos móveis que estão conectados à internet ou smartphones. Não somente no âmbito pessoal mas também em ambientes corporativos essa tecnologia já está sendo implementada.

internet das coisas

Mas, e aí, o que muda com isso?

Absolutamente tudo. O caminho a ser traçado pela humanidade a partir de agora é integralmente baseado na internet das coisas e suas diversas possibilidades.

Por exemplo, acordar pela manhã pelo despertador do smartwatch, assistir a TV pelos canais programados pelo aplicativo, acender as lâmpadas de casa pela proximidade do GPS. Tudo isso já é possível com a IOT e será ainda mais acessível com o passar do tempo.

Agricultura

A agricultura é outra área promissora a partir da utilização da IOT. Conhecida como agricultura inteligente, a aplicação da IOT na agricultura vê-se como não só uma tendência mas uma necessidade.


O que é agricultura inteligente?


É um sistema intensivo de alta tecnologia para cultivar alimentos de forma limpa e sustentável. A partir de sensores e outros dispositivos tecnológicos, ocorre a obtenção e análise de dados em várias estações meteorológicas.

São medidos temperatura do ar, tempo de molhamento, precipitação, umidade do solo, progresso do crescimento da cultura entre outros parâmetros.

Esses dados são então obtidos a fim de auxiliar na produção dos agricultores, monitorando as condições de campo em qualquer lugar além de obter uma melhor gestão dos recursos naturais.

Do início ao fim o produtor é auxiliado a monitorar sua lavoura a partir dos dados gerados pela IOT. A aplicação da internet das coisas na agricultura é certamente um monitoramento indispensável, visto seu papel de importância na tomada de decisões durante várias fases da cultura.

image

Conclusão

A internet das coisas e suas ferramentas estão contribuindo para a transformação digital no mundo. A partir da chegada da rede móvel 5G será possível acompanhar ainda mais de perto como a IOT é capaz de afetar a vida das pessoas.

Apesar de existir há mais de vinte anos, o termo começou a ser utilizado recentemente e vem tomando grandes proporções quando se fala em tecnologia. Com mais de 7 bilhões de dispositivos IoT conectados hoje, os especialistas esperam que esse número cresça para 10 bilhões em 2020 e 22 bilhões em 2025, evidenciando a relevância entre o mundo físico e o digital.

Quer saber mais sobre como a transformação digital vem aumentando a vantagem competitiva em empresas? Visite o site do BiPTT.

Leia também:

Como utilizar a IA para agregar valor a sua empresa

Deixe uma Resposta