Pular para o conteúdo principal

A operação do rádio comunicador deu início a partir do século XX, o que na época, iniciou uma tendência da empresa Nextel. Precisamente em 1987, houve a  inauguração do serviço push to talk over cellular, no qual o consumidor passa a ter uma comunicação que não é necessário a presença do rádio comunicador em si, mas sim obter o mesmo dinamismo do rádio comunicador usando um aparelho celular.

O que difere de hoje em dia é que, naquela época, era um celular muito específico de tecnologia muito particular. Com o passar do tempo, tornou-se obsoleta principalmente com a chegada das redes de dados em maior quantidade, smartphones e disseminação da banda larga móvel; começaram então a surgir a tecnologia push to talk, a conectividade através de qualquer dispositivo móvel. 

A voz como interface do futuro

O mercado está em constante interação com aplicativos que utilizam a voz, a partir dos  comandos em diversos dispositivos eletrônicos, vê-se que é uma tendência que está partindo do campo pessoal a caminho do mundo corporativo. 

Dentro do mercado de segurança privada, não é usual que os trabalhadores realizem suas funções de cabeça baixa, olhando para a tela de um celular, então nesse sentido o olhar para mensagens constantemente não é o mais recomendável e nem seguro para a profissão. Logo, o foco na voz é maior e mais necessário, sendo uma tecnologia útil que não impacta a qualidade do serviço no setor de segurança. 

Ao falar do futuro, estamos priorizando o uso da voz ao invés do texto, a interação com  a máquina usando a voz como interface do futuro é muito mais difícil, é como imaginamos em um filme que vc só fala e as coisas acontecem. Logo a automação da voz como interface é uma grande  tendência do setor .

Leia mais sobre a voz como interface do futuro no link a seguir: https://biptt.com.br/blog/a-voz-como-a-interface-do-futuro

Como é na prática

A partir de poucos cliques no smartphone, é possível prover de uma gama de opções de ofertas e serviços para utilizar a voz como automação na execução de tarefas,  oferecendo mais segurança e eficiência à operação. Algumas das ofertas como GPS e giroscópio são extremamente fundamentais para o conhecimento da precisa localização, seja ela na estrada, em um andar ou até mesmo em um galpão. Combinadas, elas servem como meio de automação da gestão de equipe. 

Por exemplo, no setor de segurança privada é necessário executar rondas, sendo necessário saber se o time está dentro do raio estabelecido e, caso ele saia,  é enviado um alerta diretamente para seu supervisor. O mesmo se aplica ao trabalhar com um grupo de executivos que necessitam de escolta, é possível criar uma cerca virtual para monitorar como está sendo a escola e, em caso do trajeto sair do planejado, ações de emergências podem ser disparadas. 

Como funciona a usabilidade dessa tecnologia em um smartphone?

O smartphone padrão é um telefone convencional, no qual a pessoa vai realizar a chamada e a outra perceber a ligação e, assim, atender. Com a tecnologia push to talk, o usuário  não precisa avisar que quer falar com alguém, a outra pessoa já está de prontidão. O serviço de ponta a ponta se desenvolve de maneira rápida e ágil. 

 O serviço de segurança é um ambiente que está protegendo vidas, onde muitas vezes há situações de perigo,  como assalto ou acidentes. Sendo assim, não há tempo de esperar a outra pessoa atender para você falar, é necessário algo mais ágil que isso.A ideia de futuro na comunicação ptt é quando se coloca esse tipo de percepção, na prática. Veja abaixo:

Se um agente cai, a própria queda pode ser detectada pelo smartphone (dependendo do modelo do aparelho) e de maneira automática, também pode disparar algum tipo de procedimento operacional pré estabelecido. 

Além disso, o smartphone como telefone necessita de uma rede da operadora para trafegar e operar, já o ptt necessita somente da rede P, uma rede Over The Top (OTT). Isso traz algumas vantagens, como o compartilhamento de recursos. Com a chegada do 5G, a imersão da conectividade é essencialmente fundamental e desejado. 

Quais as diferenças entre o rádio e o smarthphone, e as vantagens?

A segurança trabalha em um ambiente muito crítico e ainda se vê colaboradores fazerem contato com outros postos utilizando a  ligação comum, o que não é recomendado. A tecnologia ptt é um facilitador para esse tipo de comunicação. Além disso, a solução é mais econômica e mais rápida. Lidar com vários rádios envolve muita logística, são caros, provavelmente orçados em dólar, o que se constitui como uma grande desvantagem para a empresa. 

O push to talk, por ser um software, é possível promover constante melhora. A qualidade do som é extremamente relevante, em caso de um evento de emergência é muito importante a clareza do som, sem nenhum tipo de interferência, o que é proporcionado pelo push to talk. 

Acessibilidade é outro fator diferencial do push to talk, pela facilidade e rapidez de implementar a tecnologia na empresa. A centralização da informação não é possível nos rádios, já que é necessário um rádio para cada condomínio. Com o biptt, aplicativo de comunicação instantânea,  é possível ter uma central que interage com todos os condomínios assim como a equipe em posto.

uma mão segurando celular gravando áudio

Outro exemplo é a cerca virtual, que  proporciona essa realidade da consolidação na central de comando pela automação dos processos. Caso seja necessário estabelecer um raio ao redor do condomínio e ocorra uma violação do limite delimitado, a central de comando receberá um alerta no momento do acontecimento. Daqui a pouco tempo será lançada a ferramenta que possibilita chamar o time, de maneira automática, sem necessariamente o diretor da mesa de comando fazer alguma coisa. 

Conheça mais sobre a cerca virtual aqui: https://biptt.com.br/blog/cerca-virtual-a-mais-nova-ferramenta-tecnologica

A combinação de acessibilidade, economia e qualidade traz para o gestor a possibilidade de olhar para o time de uma forma mais completa e de prontidão, visto as necessidades dos serviços ofertados dentro do setor de segurança. O Biptt proporciona soluções tecnológicas no âmbito da comunicação instantânea, a partir da tecnologia push to talk que permite a otimização de operações empresariais e, principalmente, no setor de segurança privada. 

Deixe uma Resposta